segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CORAL BRASILIA



É com satisfação que comunicamos que o Coral Brasília realiza concerto matinal no Centro Cultural UFG no dia 25 de setembro, às 11h e tem entrada gratuita. O Coral Brasília, sob a regência do maestro Emílio De César, apresentará um programa de aproximadamente 50 minutos, trazendo peças de compositores como Charles V. Stanford, Rodolfo Halffter, Ronaldo Miranda, Marlos Nobre, Pablo Casals, Giles Swayne, Gordurinha e Almira, Ernst Mahle, Edu Lobo e Capinam.


CORAL BRASILIA

Em 15 anos de atividade, o Coral Brasília tornou-se uma das referências corais no Brasil e no exterior.
Já realizou onze viagens internacionais, com participação em diversos eventos que lhe valeram premiações como o II Certamén Internacional de Coros de Trelew, Argentina , em 1995 – 3º lugar e prêmio especial do júri popular; X Prague Days of Choral Singing, República Tcheca, em 1996 - Medalha de Ouro e prêmio de melhor interpretação de música contemporânea; 1º Concurso Nacional FUNARTE de Canto Coral, Brasil, em 1997 - 1º lugar e prêmio Centenário de Francisco Mignone; 10th Choirs Olympiad, Grécia, em 2004 – medalha de ouro e 1º lugar na categoria folclore; Bela Bártok 23th International Choir Competition and Folclore Festival, Hungria, em 2008 – 3º lugar; e, por último, 6th International Robert Schumann Choir Competition, Zwickau, Alemanha, em 2010 – medalha de ouro.

Participou também do Festival Europa Cantat, in Skövde, Suécia, em 1998; XI Festival Cantapueblo, Argentina e Chile, em 1999; turnê européia, a convite da Musik i Väst, devido à atuação no Festival Europa Cantat incluindo Suécia, Alemanha, Áustria e Eslovênia, em 2000; Concerto no Centro Cultural de Cascais, Portugal, em 2002; Festival XXI Semana Coral Internacional de Alava e IV Jornadas Internacionales de Música Coral em Burgos, País Basco, Espanha, em 2002; 5th International Choir Festiva em Szczecin, Polônia, em 2006; e, 6º Encuentro Coral Rutas Del Alma, Buenos Aires, Argentina, em 2009.
Entre seus regentes estão Nelson Matias, Marconi Araújo, Jocelei Bohrer, Elena Herrera, Lincoln Andrade, Éder Camúzis, Stojan Kuret (ítalo-esloveno) e, atualmente, Emílio De César.
Hoje, com 38 integrantes, dedica-se quase que exclusivamente à divulgação do repertório coral brasileiro, no qual estão representadas as mais qualificadas composições e arranjos para corais.

Maestro Emilio De Cesar

O Maestro Emilio De Cesar é natural do Rio de Janeiro. Formado em regência, composição e canto pela Universidade de Brasília – UnB, tendo realizado curso em nível de pós-graduação em Düsseldorf, Alemanha. Também tem o Curso Superior em Administração de Empresas pelo CEUB. De 1982 a 1985, foi o Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, hoje cognominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – OSTNCS. De 1989 a 1990 e de 2000 a 2003 foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. De 1992 a 1994, foi Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Goiás. De 2003 a 2004 foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Foi também Regente Permanente da Orquestra Sinfônica de Brasília - FOSB. Com estas orquestras regeu numerosas obras sinfônicas, sinfônicos-corais, cantatas cênicas, óperas e operetas, entre as quais constam a primeira audição mundial de “Qorpo Santo” de Jorge Antunes, a estréia mundial do Ballet “Simoa” de Lindembergue Cardoso, a estréia nacional da versão integral do Ballet “O Pássaro de Fogo” de Igor Stravinsky, a estréia mundial da cantata cênica “Sertão Sertões” de Rufo Herrera, e a versão revisada do maestro Roberto Duarte da ópera “O Guarany” de Carlos Gomes.
Atualmente é Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília da Associação Cultural e Educacional de Brasília - ACEB, do Coral Brasília, do Coral da Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília, do Coral Shekinah da Igreja Cristã Manancial de Vida e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC. Também é Professor de Regência Coral e Orquestral na Escola de Música Mara Vasconcelos, em Brasília.
Tem atuado como Regente Convidado em várias orquestras e corais no Brasil e no exterior. Foi Titular do Madrigal de Brasília, Coral do CEUB, Coral da UnB. Ganhou vários primeiros lugares em Concursos Corais realizados no Brasil tendo sido finalista em concursos realizados no exterior com o Coral da UnB e com o Coral Brasília. Alcançou com o Coral Brasília o 3º Lugar na categoria de coros mistos, no 23º Concurso Internacional de Coros Béla Bartók, realizado em 2008 em Debrecen na Hungria, concurso que pertence ao circuito de Concursos chamado de “Gran Prix de Corais”.
audições mundiais de compositores como Jorge Antunes, Lindembergue Cardoso, Rufo Herrera, e outros.
Atualmente é Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília da Associação Cultural e Educacional de Brasília - ACEB, do Coral Brasília, do Coral da IPICB, do Coral Shekinah da ICMV, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC.
Tem atuado como Regente Convidado em várias orquestras e corais no Brasil e no exterior.


Serviço:
Coral Brasília
Dia: 25 de setembro de 2011 (domingo)
Horário: 11h
Local: Centro Cultural UFG – Praça Universitária
Realização: PROEC-UFG
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário