quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DUO ANIMA



DUO ANIMA, formado por Malú Mestrinho e Rodrigo Carvalho, surgiu no primeiro semestre de 2004, interpretando, no recital de uma disciplina do curso de Mestrado da UFG, algumas canções do ciclo “Siete canciones populares españolas” de Manoel de Falla. Dada a grande afinidade entre os dois intérpretes, decidiram continuar o trabalho, preparando o ciclo completo que apresentaram no recital de abertura do Concurso Nacional de Violão promovido pela EMAC – UFG, em novembro de 2004. A partir de então, têm se dedicado à pesquisa de repertório para voz e violão na música erudita, com ênfase na música brasileira contemporânea. Atualmente, seu repertório abrange desde canções da renascença até à contemporaneidade. O duo tem se apresentado em vários recitais e eventos, com grande receptividade, incluindo o programa “Conversa de Músico” da TV Senado.

MALÚ MESTRINHO Desenvolve carreira como cantora lírica, tendo-se apresentado com grande êxito em recitais e concertos em várias cidades do país. Foi solista convidada de concertos do Coro Sinfônico Comunitário da UnB e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro(DF). Atuou junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, como solista, na ópera “Maria Tudor”, de Carlos Gomes, no papel de Giovanna. Integrou o Coro Lírico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde atuou também como solista no Magnificat de J. S. Bach e no Poema Sinfônico “Ganguzama”, de Mário Tavares. Integrou a Companhia de Ópera do Rio de Janeiro com a qual realizou vários concertos cênicos. Tem em seu repertório, entre outras realizações: “Messias” de Handel, Missa em Do M de Beethoven, “Requiem” de Verdi, “Cavaleria Rusticana” de Mascagni, como Santuzza, “Stabat Mater” de Pergolesi. Em 2008, interpretou Amneris, na Aida de Verdi, no Palácio das Artes – BH. Lecionou canto e matérias afins em diversas instituições como: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Conservatório Carlos Gomes (Campinas – SP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB). Foi professora de canto no CEP/Escola de Música de Brasília. Atualmente é Professora Assistente Canto e técnica Vocal, do Curso de Música/DAC/CCHS/UFMS

RODRIGO CARVALHO (violonista), iniciou seus estudos no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. Bacharelou-se em Música pela Universidade de Brasília, sob a orientação dos professores Eustáquio Grillo (Violão) e Luís Mucillo (Composição). Integrou o grupo Jovens Compositores da UNB, na década de 1990, como compositor e intérprete. Participou das gravações dos CDs “Lento Acalanto”, do compositor Estércio Marques Cunha e “Antologia do Violão Goiano”, como intérprete de composições próprias. Assumiu as disciplinas Violão, Música de Câmara e Formação de Repertório, como professor substituto da Universidade Federal de Goiás (1999 e 2000). Concluiu o mestrado em Performance Musical da UFG, sob a orientação do Prof. Eduardo Meirinhos, em 2006. Foi professor de Violão, Música de Câmara e Teorias da Música Contemporânea na Universidade de Brasília (2006 e 2007). Atualmente é Professor Assistente de Violão, Contraponto, Harmonia e Análise Musical na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás



DUO ANIMA

Jayme Ovalle (1894-1955)
. Modinha
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
. Canção do poeta do século XVIII
Waldemar Henrique (1905-1995)
. Cobra Grande
. Entretanto eu canto
Ronaldo Miranda (n.1948)
Arr. André Vidal
. Cantares
Alberto Nepomuceno (1864 -1920)
Arr. Jodacil Damaceno
. Trovas

W. A. Mozart (1756-1791)
Arr. Rudolf Buttmann
. Das Veilchen (KV 476)
. Lied der Trennung (KV 519)

William Walton (1902-1983)
Três canções de ciclo Anon. in love (1960):
. O stay, Sweet Love
. Lady, When I Behold The Roses
. My Love In Her Attire

Manoel de Falla (1876-1946)

Siete Canciones Populares Españolas
. El paño moruno
. Seguidilla murciana
. Asturiana
. Jota
. Nana
. Canción
. Pollo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CORAL BRASILIA



É com satisfação que comunicamos que o Coral Brasília realiza concerto matinal no Centro Cultural UFG no dia 25 de setembro, às 11h e tem entrada gratuita. O Coral Brasília, sob a regência do maestro Emílio De César, apresentará um programa de aproximadamente 50 minutos, trazendo peças de compositores como Charles V. Stanford, Rodolfo Halffter, Ronaldo Miranda, Marlos Nobre, Pablo Casals, Giles Swayne, Gordurinha e Almira, Ernst Mahle, Edu Lobo e Capinam.


CORAL BRASILIA

Em 15 anos de atividade, o Coral Brasília tornou-se uma das referências corais no Brasil e no exterior.
Já realizou onze viagens internacionais, com participação em diversos eventos que lhe valeram premiações como o II Certamén Internacional de Coros de Trelew, Argentina , em 1995 – 3º lugar e prêmio especial do júri popular; X Prague Days of Choral Singing, República Tcheca, em 1996 - Medalha de Ouro e prêmio de melhor interpretação de música contemporânea; 1º Concurso Nacional FUNARTE de Canto Coral, Brasil, em 1997 - 1º lugar e prêmio Centenário de Francisco Mignone; 10th Choirs Olympiad, Grécia, em 2004 – medalha de ouro e 1º lugar na categoria folclore; Bela Bártok 23th International Choir Competition and Folclore Festival, Hungria, em 2008 – 3º lugar; e, por último, 6th International Robert Schumann Choir Competition, Zwickau, Alemanha, em 2010 – medalha de ouro.

Participou também do Festival Europa Cantat, in Skövde, Suécia, em 1998; XI Festival Cantapueblo, Argentina e Chile, em 1999; turnê européia, a convite da Musik i Väst, devido à atuação no Festival Europa Cantat incluindo Suécia, Alemanha, Áustria e Eslovênia, em 2000; Concerto no Centro Cultural de Cascais, Portugal, em 2002; Festival XXI Semana Coral Internacional de Alava e IV Jornadas Internacionales de Música Coral em Burgos, País Basco, Espanha, em 2002; 5th International Choir Festiva em Szczecin, Polônia, em 2006; e, 6º Encuentro Coral Rutas Del Alma, Buenos Aires, Argentina, em 2009.
Entre seus regentes estão Nelson Matias, Marconi Araújo, Jocelei Bohrer, Elena Herrera, Lincoln Andrade, Éder Camúzis, Stojan Kuret (ítalo-esloveno) e, atualmente, Emílio De César.
Hoje, com 38 integrantes, dedica-se quase que exclusivamente à divulgação do repertório coral brasileiro, no qual estão representadas as mais qualificadas composições e arranjos para corais.

Maestro Emilio De Cesar

O Maestro Emilio De Cesar é natural do Rio de Janeiro. Formado em regência, composição e canto pela Universidade de Brasília – UnB, tendo realizado curso em nível de pós-graduação em Düsseldorf, Alemanha. Também tem o Curso Superior em Administração de Empresas pelo CEUB. De 1982 a 1985, foi o Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, hoje cognominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – OSTNCS. De 1989 a 1990 e de 2000 a 2003 foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. De 1992 a 1994, foi Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Goiás. De 2003 a 2004 foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Foi também Regente Permanente da Orquestra Sinfônica de Brasília - FOSB. Com estas orquestras regeu numerosas obras sinfônicas, sinfônicos-corais, cantatas cênicas, óperas e operetas, entre as quais constam a primeira audição mundial de “Qorpo Santo” de Jorge Antunes, a estréia mundial do Ballet “Simoa” de Lindembergue Cardoso, a estréia nacional da versão integral do Ballet “O Pássaro de Fogo” de Igor Stravinsky, a estréia mundial da cantata cênica “Sertão Sertões” de Rufo Herrera, e a versão revisada do maestro Roberto Duarte da ópera “O Guarany” de Carlos Gomes.
Atualmente é Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília da Associação Cultural e Educacional de Brasília - ACEB, do Coral Brasília, do Coral da Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília, do Coral Shekinah da Igreja Cristã Manancial de Vida e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC. Também é Professor de Regência Coral e Orquestral na Escola de Música Mara Vasconcelos, em Brasília.
Tem atuado como Regente Convidado em várias orquestras e corais no Brasil e no exterior. Foi Titular do Madrigal de Brasília, Coral do CEUB, Coral da UnB. Ganhou vários primeiros lugares em Concursos Corais realizados no Brasil tendo sido finalista em concursos realizados no exterior com o Coral da UnB e com o Coral Brasília. Alcançou com o Coral Brasília o 3º Lugar na categoria de coros mistos, no 23º Concurso Internacional de Coros Béla Bartók, realizado em 2008 em Debrecen na Hungria, concurso que pertence ao circuito de Concursos chamado de “Gran Prix de Corais”.
audições mundiais de compositores como Jorge Antunes, Lindembergue Cardoso, Rufo Herrera, e outros.
Atualmente é Regente Titular do Coral Evangélico de Brasília da Associação Cultural e Educacional de Brasília - ACEB, do Coral Brasília, do Coral da IPICB, do Coral Shekinah da ICMV, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRC.
Tem atuado como Regente Convidado em várias orquestras e corais no Brasil e no exterior.


Serviço:
Coral Brasília
Dia: 25 de setembro de 2011 (domingo)
Horário: 11h
Local: Centro Cultural UFG – Praça Universitária
Realização: PROEC-UFG
Entrada Gratuita

Recital com violonista Márlou Peruzzolo

Márlou Peruzzolo

O Centro Cultural UFG e a Govio-Associação Goiana de Violão apresentam no dia 28 de agosto - domingo, as 19:30h, o Recital com violonista Márlou Peruzzolo, com entrada gratuita.

Márlou Peruzzolo nasceu em Bagé/RS no ano de 1984 e teve suas primeiras lições de música em sua cidade natal. Em 2007 concluiu o Bacharelado em Violão na Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM) na classe do professor Krishna Salinas. Nesta instituição foi monitor da oficina de violão do curso de extensão em música durante todo o ano letivo de 2007. À parte das atividades de graduação estudou violão com Daniel Wolff de 2004 a 2005 e com Thiago Colombo de 2005 a 2007 em Porto Alegre/RS.

Em 2008 foi aprovado em primeiro lugar geral no Programa de Mestrado em Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), ingressando na linha de pesquisa em Performance Musical da classe do professor Eduardo Meirinhos. Em março de 2010 concluiu o mestrado apresentando a dissertação “Appassionata para violão solo de Ronaldo Miranda: O tratamento octatônico e as constâncias musicais brasileiras”. Obteve nota máxima em sua dissertação e em seu recital final, ambos amplamente elogiados pela banca avaliadora, que contou com a participação do próprio Ronaldo Miranda. Nas palavras do compositor: A” maneira como você executa a minha obra é clara, musical e é correta. Demonstra muita propriedade e apuro técnico.”

Durante os anos de 2009 e 2010 foi professor substituto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde ministrou disciplinas de Violão, Música de Câmara e Literatura Violonística.

Fora do âmbito acadêmico, Márlou Peruzzolo Vieira foi selecionado para participar de diversos cursos no Brasil e Argentina, tendo estudado com renomados violonistas da atualidade, como Eduardo Issac, Eduardo Fernández, Henrique Pinto entre outros. Participou também de oficinas de composição ministradas por João Pedro Oliveira e Ronaldo Miranda. Já se apresentou em recitais solo e de música de câmara em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal, já tendo atuado como solista frente à Orquestra Sinfônica de Santa Maria sob a regência de Marco Antônio Penna. Em 2007 foi contemplado com Menção Honrosa no XI Concurso Nacional de Violão Musicalis em São Paulo/SP. Em 2009 obteve o segundo prêmio no III Concurso Nacional de Violão Eustáquio Grilo em Brasília/DF.

Programa:

1. J. K. MERTZ - Elegie
2. J. DOWLAND - A Fancy
3. J. S. BACH - Prelúdio, Fuga e Allegro

-- Intervalo --

4. C. GUARNIERI - Valsa-Choro
5. L. P. de CAMPOS - Ponteio e Tocatina
6. M. de FALLA - Homenaje pour le tombeau de Debussy
7. V. ASENCIO - Suite Valenciana




Show: Recital com violonista Márlou Peruzzolo
Data: 28 de agosto
Horário: 19:30 horas
Local: Centro Cultural UFG – Praça Universitária
Entrada Gratuita

Yamandú Costa - Choro Loco



DIA 24 E 25 DE AGOSTO (QUARTA E QUINTA) - 21 hs - YAMANDÚ COSTA - SHOW DE LANÇAMENTO DO ÁLBUM "MAFUÁ"

Um sofisticado álbum instrumental que vai do choro ao samba, passando pelo tango. Batizado de Mafuá, o primeiro álbum solo de Yamandu Costa foi gravado em três dias de muito frio, na Alemanha, e permanecia inédito no Brasil até agora. Via Biscoito Fino, o lançamento chega às lojas e revela a faceta autoral do músico que é considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro.

A história de Mafuá começa em 2005, quando o Yamandu se apresentou em festival no sul da Alemanha. Na plateia estava o também violonista, produtor e engenheiro de som Peter Finger, que ficou impressionado com o que viu e ouviu: “Tudo naquele jovem violonista parecia estar em perfeita sintonia: técnica, musicalidade, groove, humor e uma exuberante alegria ao tocar. Foi um dos concertos mais impressionantes que já assisti”, escreveu mais tarde em seu blog. Ao final da apresentação, Finger convidou Yamandu para participar do Open Strings Festival em sua cidade, Osnabrueck e gravar um CD em um estúdio que é o paraíso para os violonistas.

Dois anos depois, em 2007, Yamandu estava de volta à Alemanha, e depois de se apresentar no Open Strings, hospedou-se na casa-estúdio de Finger. As condições de gravação que encontrou no estúdio Wonderland o deixaram fascinado. “Peter Finger tem um complexo de gravadora, anfiteatro e loja de música e ali ele realiza concertos, grava CDs, uma coisa impressionante“, conta Yamandu. “Tudo era voltado para a sonoridade e a acústica do violão, desde a arquitetura da casa até o mínimos detalhes dentro do estúdio”, completa o músico gaúcho.

E durante os dois anos de intervalo entre o convite e a viagem para a Alemanha, o violonista montou seu repertório com calma. “Eu vinha trabalhando há muito nestes temas, demorou pra eu pensar em fazer um disco solo, leva um tempo até que você tenha tranquilidade para gravar. Dessa vez, senti que já tinham amadurecido e que gravá-los era uma forma de me desapegar dos temas”, analisa Yamandu. Das 13 músicas do repertório, apenas três não são de sua autoria: a faixa-titulo “Mafuá” (Armandinho Neves), “Quem é Você” (Zezé Gomes) e “Lalão” (Lalão).

Yamandu faz questão de destacar a sua parceria com Peter Finger, que comandou a gravação usando equipamentos de altíssima qualidade, como microfones feitos à mão. “Depois, na hora de masterizar, ele ainda dava um pouco de seu toque”, conta, acrescentando que Finger também é um excelente violonista e que por isso mesmo é um produtor e um engenheiro de som da melhor qualidade. Ymandu Costa contou ainda com a co-produção de sua esposa, a instrumentista Elodie Boundy, na realização de Mafuá.
Nono álbum na discografia de Yamandu Costa, Mafuá contou ainda com a co-produção da instrumentista Elodie Boundy, esposa de Yamandu, e já não é privilégio dos exigentes ouvintes alemães e europeus.

Yamandú Costa - Foto: Anderson Silva

MAFUÁ- repertório

1 – El Negro Del Blanco (Y. Costa)
2 – Elodie (Y. Costa)
3 – Mafuá – (Armandinho Neves)
4 – Samba pro Rafa (Y. Costa)
5 – Zamba Tuerta (Y. Costa)
6 - Bachbaridade (Y. Costa)
7 – Bostemporânea (Y. Costa)
8 – Choro Loco (Y. Costa)
9 – Caminho de Luz (Y. Costa)
10 – Quem é Você (Zezé Gomes)
11 – Ressaca (Y. Costa)
12 – Lalão (Y. Costa)
13 – Tipo Bicho (Y. Costa)

Show: Yamandú Costa – Lançamento do álbum “Mafuá”
Datas: 24 e 25 de agosto
Horário: 21 horas
Local: Centro Cultural UFG – Praça Universitária
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)/R$ 20,00 (meia)
Postos de Venda: Livraria da UFG (Centro de Convivência – Câmpus Samambaia e Faculdade de Educação – Setor Universitário) e Tribo do Açaí.
Co-Realização: Universidade Federal de Goiás – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Realização: A Construtora – Música e Cultura