terça-feira, 16 de julho de 2013

Mérken mostra raízes latino-americanas em apresentação no Centro Cultural UFG

Mérken mostra raízes latino-americanas em
apresentação no Centro Cultural UFG


Concerto do grupo chileno será realizado dentro da série “Músicas” no dia 22 de julho
e vai homenagear expoentes da canção política chilena

O Centro Cultural UFG recebe no próximo dia 22 de julho, às 20h30, os jovens cantores do grupo chileno Mérken, dentro da série de concertos Músicas. A banda, que é atualmente uma das mais emblemáticas da música latino-americana e se dedica a manter vivas as raízes culturais de diversas regiões, vai fazer uma homenagem a dois dos maiores compositores de canção política chilena: Violeta Parra e Victor Jara.
Com letras engajadas, a banda mistura um som que vai do clássico ao pop, passando pelo jazz, e é reconhecida internacionalmente pela excelência instrumental. No show que trará a Goiânia ela incorpora elementos do teatro e de dança para traduzir a luta de Violeta Parra e Victor Jara contra a opressão.
O Merkén formou-se no Conservatório de Música da Universidade do Chile e segue no embalo desde 2006. Ele é composto por sete integrantes: Fernanda Mosqueda Castro (charango, guitarra, voz e percussão), Ariel López Silva (piano), Felipe Valdés Carraha (guitarra, triplo, voz e zamponhas), Gonzalo Ramos Castro (percussão latina, quatro, voz e quenas), Antonio Luna Rudloff (baixo, guitarra, voz, zamponhas e quenas), Paulina de Petris Cárdenas (voz, percussão e zamponha) e Camila Vaccaro Rivera (acordeon, piano, voz e percussão).
Seu trabalho traduz ritmos folclóricos pouco conhecidos por aqui, como jorop, festejo, landó, chacarera, zamba e cueca. O jorop é tradicional da Venezuela se parece com a valsa. O festejo e o landó são músicas folclóricas do Peru. O festejo mais acelerado e com uma batida mais forte em comparação ao landó, que se assemelha à valsa (como o jorop), misturando influências africanas e espanholas. A chacarera é um ritmo argentino de caráter alegre e festivo. Já a cueca é a música tradicional do Chile, também festiva e com uma dança própria.
Homenageados
Violeta Parra ( 1917-1967) foi uma compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada a mais importante folclorista deste país e fundadora da música popular chilena. É autora da canção "Volver a los 17", que foi gravada por Milton Nascimento e Mercedes Sosa.
Víctor Jara ( 1932 -1973) foi um professor, diretor de teatro, poeta, cantor, compositor, músico e ativista político chileno. Nascido numa família de camponeses, desempenhando um papel central entre os artistas neo-folclóricos que estabeleceram o movimento da Nueva Canción Chilena, que gerou uma revolução na música popular de seu país durante o governo de Salvador Allende. Logo após o golpe militar de 11 de setembro de 1973, Jara foi preso, torturado e fuzilado

Serviço:
Série MÚSICAS - Mérken - Chile
Data: 22 de julho de 2013
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural UFG - Praça Universitária
R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia)
Realização: PROEC-UFG

Nenhum comentário:

Postar um comentário