quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Série Músicas - Tetê Espíndola (MS)


Tetê Espíndola
Data: 29 de outubro de 2013 - terça-feira
Horário: 21h
Local: Centro Cultural UFG - Praça Universitária
R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia)
Postos de Vendas: Livraria da UFG e Restaurante TRIBO
Apoio: Glória Bar e Restaurante


Pioneira do regionalismo nos grandes centros, a sulmatogrossense Tetê Espíndola chegou a São Paulo no final dos anos 70. Com três dos seus sete irmãos (Geraldo, Celito e Alzira), lançou o LP “Tetê e o Lírio Selvagem” em 78, pela Polygram, iniciando aí um caminho discográfico marcado pela inquietude, ousadia e experimentalismo. Dois anos depois (1980), foi a vez de “Piraretã”, seu primeiro álbum solo. Nele, a estréia de Almir Sater em estúdio e a primeira composição gravada de Arrigo Barnabé, “Tamarana”, parceria com seu irmão, Paulo. “Vida Cigana”, de Geraldo Espíndola, se tornou um carro chefe, presença constante em seus espetáculos, mas do repertório do disco, também faziam parte as releituras (sempre personalíssimas) de “O Cio da Terra” e “Refazenda”. O encontro com Arrigo, fundamental para ambos, foi sacramentado na valsa “Londrina”, apresentada no MPB Shell 81, uma das primeiras aparições televisivas da chamada “Vanguarda Paulista” em rede nacional, e lançada em compacto simples. Em 1982, o LP “Pássaros na Garganta” (Som da Gente), tornou-se um marco em sua carreira e nesta música contemporânea e diferenciada . Batizado com o comentário do poeta Augusto de Campos, que se fascinara com a voz de Tetê, o álbum completa 30 anos e terá um relançamento em CD em 2012. Dele, destacam-se “Ibiporã” (de Arrigo) e “Sertaneja”, valsa lançada por Orlando Silva que Tetê tomou para si numa interpretação muito elogiada.
O contato com a popularidade e grande vendagem/execução aconteceu em 1985, quando venceu o “Festival dos Festivais”, promovido pela Rede Globo, com “Escrito nas Estrelas”, de Arnaldo Black e Carlos Rennó, lançada em Disco Mix, cuja lado B remetia, mais uma vez, à memória musical, através do clássico “Linda Flor” (Ai Ioiô). No ano seguinte, o LP Gaiola” trouxe um inspirado dueto com Ney Matogrosso na aliterante “Na Chapada”, dela e Carlos Rennó. “Pô, Amar é Importante”, de Hermelino Neder, foi também hit radiofônico e trilha do longa metragem “Cidade Oculta”, gravada com Arrigo. O cinema é capitulo especial em sua caminhada. Já em 1987, ela contracenara na telona com a principal personagem de Mauricio de Souza, em “Monica e a Sereia do Rio”, que trazia criações suas e de Arnaldo Black, entre as quais, “Coração Doidinho”. A pesquisa sobre os sons dos pássaros da Amazônia e do Pantanal, premiada pela Fundação Vitae, resultou no disco independente “Ouvir” (1991), e a levou a vários cantos do Brasil com suas canções instrumentais vocais, sem letra. A partir dessa pesquisa de emissões com sons naturais, tetê nas suas apresentações pelo mundo  convida a platéia à soltar a voz como passarinho, criando assim um lúdico brejo percussivo –melódico, tornando o seu show mais interativo e ecológico.
Baladas como “Ajoelha e Reza” e “Nossos Momentos”, da lavra de Black/Rennó foram gravadas no CD “Só Tetê” (Cameratti/1994), com direção musical de.....Arrigo Barnabé. “Canção do Amor”, “Anahí” (delicado álbum dividido com Alzira E repleto de canções da fronteira), “Voz, Voix, Voice” e “Zen Cinema” são discos marcantes, consumidos por um público atento e fiel , e o coletivo “Espíndola Canta” reuniu gerações distintas deste clã musical em “Poema da Lesma”, de Tetê e Manoel de Barros. “Evaporar” (2007), trabalho acústico gravado ao vivo em sua  Campo Grande natal, incluía apenas composições próprias, como “Amor de Graça” e retoma o fio da meada, onde tudo começou.
É esta trajetória fonográfica que soma mais de 35 anos da melhor estranheza, inconformismo e dessemelhança, que a artista reúne num show comemorativo, para ouvidos afinados, curiosos e, acima de tudo, sensíveis.
Atualmente, TT está finalizando projeto de novo álbum, que conta com uma reedição do LP Pássaros na Garganta (que completou 30 anos em 2012) e com um disco com canções inéditas e autorais, que conta com a participação especial de 12 grandes instrumentistas brasileiros.







terça-feira, 22 de outubro de 2013

Goiânia em Cena 2013

Dia 18 de outubro (sexta-feira)
10h30 às 19h - I Seminário Internacional de Artes Integradas

Dia 22 de outubro (terça-feira)
19h – Solos: Sol e Saudade
Dança, 45 min, livre
Cia Dzeo  Ito - França

 Dia 23 de outubro (quarta-feira)
19h – Solos: Sol e Saudade
Dança, 45 min, livre
Cia Dzeo  Ito -França

Dia 25 de outubro (sexta-feira)
20h –  Ensaio Geral
Teatro, Adulto, 60min, 16 anos
ATA – Agrupação Teatral Amacaca – DF

Dia 26 de outubro (sábado)
20h – Ensaio Geral
Teatro, Adulto, 60min, 16 anos
ATA – Agrupação Teatral Amacaca – DF

Ingressos : 20,00 inteira e 10,00 meia 
Estudantes, artistas e idosos pagam meia 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Caminhada Rumos em Goiânia

Dia 10 de outubro, quinta-feira, às 18h30, a Caminhada Rumos chega a Goiânia (GO). Edson Natale, gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural, vai à cidade para explicar as mudanças ocorridas no novo formato do programa Rumos. 
O encontro, que conta com o apoio do Centro Cultural UFG, da Proec UFG e de A Construtora Música e Cultura, é aberto ao público e acontece no Teatro do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG).
As mudanças do Rumos 2013, cujas inscrições vão até 14 de novembro, podem ser encontradas também no hotsite do Rumos 2013. No blog Rumos você acompanha o relato sobre como foram as caminhadas pelo Brasil. 


Caminhada Rumos em Goiânia
Quinta 10 de outubro de 2013 às 18h30

Teatro do Centro Cultural (Universidade Federal de Goiás – UFG) | Avenida Universitária 1533 Setor Universitário | Goiânia GO



segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Gambito Budapeste - Nina Becker e Marcelo Callado lançam disco juntos


O Centro Cultural UFG -Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-UFG), em parceria com A Construtora - Música e Cultura e patrocínio da Consciente Construtora,  apresentam  o show de Gambito Budapeste com  Nina Becker e Marcelo Callado (RJcom abertura de  NIELA (GO) na série: "Música Consciente", dia 08 de outubro as  21h, no Centro Cultural UFG.

Gambito Budapeste
Nina Becker e Marcelo Callado lançam disco juntos

Gambito Budapeste tem sabor, aroma, luminosidade. Gravado na intimidade de seu apartamento no Rio de Janeiro, próximo ao mar, é um disco feito de momentos que revelam os cantinhos e particularidades de um casal. Com apenas um microfone, um laptop e um Garage Band, software muito acessível, Gambito foi construído com carinhos, saudade, reconciliações, encontros e desencontros. Um disco que celebra a união entre dois artistas.

Nina Becker (de Azul e Vermelho e da Orquestra Imperial) e seu ex-baterista e atual marido Marcelo Callado (também baterista da banda Cê, de Caetano Veloso, e do grupo Do Amor), reuniram doze faixas compostas pela dupla, entre baladas (Packing to leaveSaudade Vem, De cor, coração), poesias musicadas (Nuvem), blues torto (Blues), samba (Sem Lei), country-rock (Cadê você) e rock doidão (Futuro). Somadas às doze autorais, Armei a Rede é a única intrusa: composta por Assis Valente, conquistou os dois desde que Nina encontrou a música em um arquivo quando participava, ao lado de Moreno Veloso, de um projeto em homenagem os 100 anos do compositor baiano.

O caráter autorreferente das canções da dupla foi inevitável, como em Marco Zero, onde Nina, lendo parte de uma antiga letra escrita por Marcelo, descobriu que ela falava exatamente sobre o momento em que se deu o encontro dos dois no carnaval de Recife. E a harmonia de Marcelo que ganhou letra e melodia de Nina, Tucanos, feita no começo do namoro, na varanda do antigo apartamento dela no Jardim Botânico, por onde frequentemente passavam tucanos, grilos e bem-te-vis. Há também as que se referem ao nascimento da filha, novo ente da família que eles esperam para setembro, Futuro e De cor, coração.

A produção do disco é uma parceria entre Marcelo e Carlos Eduardo Miranda. Segundo Nina, "Marcelo trouxe muita inspiração, e mais horas e horas de madrugada mexendo nos arquivos que a gente gravava. Ele tem um jeito meio desencanado de fazer música que transparece no disco". Para Marcelo, "a beleza desse encontro de produtores foi a experiência e sapiência do Miranda, com o meu frescor e o pouco medo de errar e experimentar".

Já para Miranda, "a experiência ainda tímida deles, aliada à vontade e ao talento da dupla permitiram um processo criativo único. Quando vieram me mostrar as demos do disco  realizadas nesse modo caseiro, vi tantas possibilidades que logo me veio à cabeça um processo de gravação que valorizaria as emoções, os sentimentos, os detalhes, cada momento da vida do casal. Minha única regra era: 'celebrem cada momento de vida bem vivida, cada raio de sol que bate na janela, cada visita instigante transformando-os em música'. Esse modus operandi permitiu chegar a uma sonoridade louca, ousada e apaixonada. As arestas iam sendo aparadas em visitas minhas à casa deles ou alguma vinda deles, que inclusive têm a chave do meu apartamento, aqui em São Paulo, num clima de total intimidade".

A intimidade do casal também recebeu outras visitas especiais, como os casais Leticia Novaes & Lucas Vasconcellos (da banda Letuce) Mariano Marovatto & Alice Sant’Anna, recheando com coro e palmas as faixas Essa Menina e Marco Zero; além do amigo e violista clássico dinamarquês Asbjørn Nørgaard em Blues e Só e Rubinho Jacobina no piano em Sem Lei.

Mantendo o clima de familiaridade: o disco foi finalizado no YB Studio, mesma "casa" onde foram gerados Azul e Vermelho. Lá, todos os timbres originais rudes, frágeis, robustos, nervosos e magicamente imperfeitos daquele único microfone foram maximizados pela mixagem de Carlos "Cacá" Lima, o homem responsável pela sonoridade de grande fatia da nova musica popular brasileira, que passa cotidianamente por seu estúdio. 

O lançamento do disco acontecerá em julho no Rio e em agosto em São Paulo.

Vale explicar:
Gambito Budapeste, além de uma jogada sinistra de xadrez, é também um apelido carinhoso do casal. Dizem que assim se chama quem tem as pernas muito finas.

SERVIÇO:
Série “MÚSICA CONSCIENTE” - Gambito Budapeste com  Nina Becker e Marcelo Callado (RJ 
Abertura: NIELA (GO)
DATA: 08 de outubro de 2013
Horário: 21h
Local: Centro Cultural UFG
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
                   R$ 10,00 (meia)
Realização: PROEC-UFG
                    A Construtora - Música e Cultura
Patrocínio: Consciente Construtora
Apoio: Glória Bar Restaurante, Tribo Restaurante e Harmonia Musical

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Recital do Trio Solter-Justi-Fagerlande, na série Concertos OURO

Trio Solter-Justi-Fagerlande

MUSICA BRASILEIRA PARA OBOÉ, FAGOTE E PIANO

O repertório deste programa, que abrange obras brasileiras compostas nos séculos XIX, XX e XXI, destaca uma formação camerística pouco conhecida do grande público, como um trio formado por oboé, fagote e piano.

Integrado por instrumentistas de destaque como Fany Solter, pianista brasileira radicada na Alemanha, professora e ex-reitora da Escola Superior de Musica de Karlsruhe, e Luis Carlos Justi e Aloysio Fagerlande, respectivamente oboista e fagotista do Quinteto Villa-Lobos, além de professores da UniRio e Escola de Musica da UFRJ, o Trio lança agora um CD totalmente dedicado à música brasileira, com o patrocinio da FAPERJ- Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa no Rio de Janeiro, e apoios da Bernd Moosmann GmbH e F.Lorée, Paris.

O grupo apresentará algumas das obras presentes no CD – composiçoes de João Guilherme Ripper, Tim Rescala, Dawid Korenchendler, além de uma peça de Sigismond Neukomm, escrita no Rio de Janeiro em 1817.


PROGRAMA

Nocturne (1817)– Sigismond Neukomm;

Melodia partida em três (2013) – Tim Rescala

Serenata (1990) – H. Dawid Korenchendler

From my window.1 (Cenários) (2010)– João G. Ripper

Biking by the Sea (Orla);

Sunset (Anoitecer);

Bossa-Nova;


terça-feira, 1 de outubro de 2013

XIII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 02 a 04 de outubro de 2013.



O Centro Cultural UFG receberá dois recitais da XIII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, a ser realizado de 02 a 04 de outubro de 2013. O tema destes anos é AÇÕES E INTERAÇÕES DO FAZER MUSICAL. Maiores Informações: www.emac.ufg.br



Recital 02 de outubro - Música de Câmara Contemporânea com Técnicas Estendidas

Recital 03 de outubro - ASSUMTRIO