sexta-feira, 25 de abril de 2014

Passarinhos do Cerrado lança o CD “Coco de Folia” no Centro Cultural UFG


No mês em que o Passarinhos do Cerrado celebra seis anos que subiu ao palco pela primeira vez para fazer um show de coco, ele apresenta ao público seu primeiro disco: Coco de Folia. O show de lançamento do CD será na sexta-feira (25) às 21 horas no Teatro do Centro Cultural UFG.

O trabalho é resultado de uma ousadia do grupo em se arriscar em um ritmo que não era familiar e da aproximação com suas raízes, cultura e tradição unindo a cultura brasileira de dois estados em uma só obra. Coco de Folia reúne 15 canções autorais que aproximam, quem ouve o disco, da cultura goiana, da batida da folia e de um ritmo nordestino que remete às nossas raízes afro-indígenas.   

Passarinhos do Cerrado, desde 2006, realiza um trabalho com música popular. Antes, o grupo era formado por muitas pessoas que ocupavam praças e parques dançando e cantando ciranda e cantigas de roda. Foi em 2008 que o grupo descobriu o coco e a formação foi reduzida: sete membros. Hoje, são cinco os passarinhos: Bruna Junqueira, Cléber Reizin, Mári Peixoto, Nádia Junqueira e Rodrigo Kaverna.

O meio da descoberta foi a própria internet. Rodrigo Kaverna iniciou o trabalho de pesquisa buscando vídeos, textos e áudios na internet quando descobriu o ritmo, apresentou ao grupo e aprendeu como e quais instrumentos tocar. O grupo topou o desafio de cara: todos se apaixonaram pelo coco.

De 2008 até 2011, ano da gravação do disco, o processo foi de descoberta, aprendizado, formação de parcerias e definição de identidade. Do meio virtual, o grupo pulou para a vivência real e visitou Recife e Olinda alguns carnavais para ver de perto a magia do coco. Foram várias as mãos que se estenderam para ensinar o Passarinhos a entrar no universo do coco: Nilton Junior, vocalista do grupo Pandeiro do Mestre, foi o primeiro deles. Também estenderam as mãos os membros do grupo Coco Raízes de Arcoverde e Renata Rosa. Mais adiante, Adiel Luna, Mestre Cícero e Zé de Teté. Os artistas se encontraram em palcos em Goiás, Pernambuco e Brasília.

Os artistas pernambucanos encorajaram o grupo goiano e de ídolos passaram a parceiros. Coco Raízes de Arcoverde, Nilton Junior e Renata Rosa participaram da gravação do disco. O grupo de Arcoverde dá o toque das tamancas rítmicas e vozes harmoniosas na última faixa do disco, “Coco do Passarinhos”, a única que não é composição de Rodrigo Kaverna. Essa faixa, por sinal, é um presente do Nilton Junior, vocalista do Pandeiro do Mestre que assinou a produção musical do disco. Renata Rosa, com quem Passarinhos do Cerrado já dividiu o palco em 2010 em Goiânia, participa da faixa “Vila Boa”.

Os artistas pernambucanos aprovavam o coco dos goianos, mas, sobretudo, encorajavam os artistas do Cerrado a cantarem e valorizarem as belezas de suas terras. O que, no início, estava presente apenas nas melodias, se estendeu ao ritmo. O grupo que já falava em suas letras de Cora Coralina, devastação do Cerrado, de pequi, por exemplo, passou a incluir a batida da Folia de Reis ao ritmo. As letras foram se aproximando mais das manifestações tradicionais, como congadas, festa de Reis, peregrinação a Trindade... Nasceu o coco de folia: um ritmo, uma identidade, um jeito de se cantar as tradições de Goiás.

Assim, não poderiam ficar de fora as participações especiais goianas. Domá da Conceição, a cara da folia em Goiás, apresenta seu gracejo e talento na faixa “Canto aos Três Reis” e na canção que deu de presente ao grupo “Passarinho do Cerrado”. A voz de trovão de Mancha Negra, acompanhada do seu Terno Nossa Senhora de Rozário e São Benedito, abre a faixa “Pretos, peões e congos” mostrando a beleza da congada que existe logo ali, no Bairro Feliz. Alemão, o mestre que ensinou (e ainda ensina) tantos artistas goianos a tocar percussão, dá sua graça na faixa “Caninana”.

Aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura, o CD começou a ser trabalhado em 2010. Em 2011 o grupo entrou para estúdio e gravou todas as músicas. Foi o mesmo janeiro em que o Governador Marconi Perillo assumiu o governo do estado e começou sua gestão cortando diversos gastos. Um dos primeiros foi a lei estadual de incentivo à cultura. O dinheiro que estava previsto entrar na conta no mês seguinte à gravação chegou muitos meses depois. Foi apenas em 2013, com verbas em mãos, que o grupo retomou o trabalho e finalizou o CD.

Durante esse tempo, o grupo acumulou ansiedade, mas também maturidade. O show, além das 15 canções do disco, ainda apresentará outras sete novas faixas presentes no repertório atual. Com direção de show de Izabela Nascente, figurino e cenário assinado por Emília Simon, e iluminação por Rodrigo Horse, o grupo promete um grande espetáculo, com a participação da Contra-mestre Iúna (que fez parte do grupo e da gravação do disco), Alemão e Domá da Conceição.

Serviço: Lançamento do CD Coco de Folia – Passarinhos do Cerrado
Dia: 25 de abril, sexta-feira
Local: Centro Cultural UFG – Praça Universitária
Horário: 21 horas
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia

Nenhum comentário:

Postar um comentário