sexta-feira, 6 de junho de 2014

O Centro Cultural UFG recebe o grupo Camerata de Música Antiga



O Centro Cultural UFG apresenta neste próximo domingo, dia 08 de junho as 19h o recital da “Camerata de Musicas Antiga da UnB” encerrando a programação da Série Músicas neste semestre. A entrada é gratuita.

O grupo apresenta repertório renascentista, barroco e colonial brasileiro. É formado por um madrigal e um núcleo instrumental, que executa a família das flautas doces, guitarra barroca ateorbada, violinos, violas, violoncelo e viola da gamba.
No concerto que será apresentado em junho/julho de 2014 terá no seu programa obras do barroco alemão, italiano e, como característica deste trabalho, uma obra do período colonial brasileiro. Abrindo o programa com o ciclo de danças alemãs O amor triunfante (Die Triumphierende Liebe, 1653), seguido do Cânone de Pachelbel. Seguem-se obras do alemão Johann Sebastian Bach, a Cantata 56 para cordas, contínuo, solista barítono e coro, e do mestre compositor da escola napolitana Francesco Durante um Magnificat, encerrando com o responsório Sicut cedrus, de compositor anônimo da escola mineira do século XVIII.
Os participantes do grupo são alunos do Departamento de Música, de outros cursos da Universidade de Brasília e voluntários interessados na música antiga.
Adeilton Bairral é doutor em musicologia histórica pela UNIRIO e atua como professor de História da Música e História da Música Brasileira no Departamento de Música da UnB desde abril de 2011. É musicólogo, pesquisador e atuou como preparador vocal e arranjador de diversos grupos corais no Rio de Janeiro, com trinta anos de experiência na área da regência coral e música antiga. É regente da Camerata de Música Antiga da UnB, desde 2011.

Programa:

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Sonata BWV 1001 - Adagio e Fuga
Alvaro Henrique, guitarra barroca ateorbada

Johann Pachelbel (1653-1706)
Cânone em ré

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Ich will den Kreuzstab gerne trugen - Cantata nº 56, para o 19º Domingo após a Trindade
Solista: barítono - Alexandre Rosalem

Alessandro Scarlatti (1659-1725)
Exultate Deo

Anônimo – Escola Mineira, século XVIII
Sicut cedrus

Francesco Durante (1684-1755)
Magnificat


Prof. Adeilton Bairral, regente e diretor artístico.

Madrigal:
Sopranos: Arlene Marques, Dianini Vitor, Elisa Corrêa, Gabrielle Vilas Novas, Laura Fagali, Mada Garcia, Neiva Lopes, Paula Cristine/ Contraltos: Ana Carolina Oliveira, Carla Moreira, Cristiane Leite, João Fagundes, Juliê Pena, Lyzanne Vieira, Raiane Santana, Rosa Nunes/ Tenores: Alex Duarte, Alexandre Pelicarto, Arthur Figueirôa, Dielton Monteiro / Baixos: Alexandre Rosalem, Daniel Arruda, Daniel Paulino, Hamilton Oliveira, Josivan Souza, Victor Delábio.

Instrumentistas:
Flauta doce: Dálete Paiva, Lidia Nayde, Jordana Eid, Thiago Cury / Oboé: Edson de Paula/ Violino: Fernando Duarte, Jacqueline Lopes, Michelle Gomes / Viola: Thomaz Rocha, Adriana Bastos/ Guitarra barroca ateorbada: Alvaro Henrique / Viola da gamba: Prof. Alexandre Antunes/ Violoncelo: Ana Beatriz Gaertner, Elias Mello Filho.


Série Músicas
Data: 08 de junho (domingo)
Horário: 19h
Local: Centro Cultural UFG



Nenhum comentário:

Postar um comentário