quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Centro Cultural UFG apresenta hoje, dia 03 de dezembro, às 20h30, o recital e lançamento do CD comemorativo dos 150 anos de nascimento de Alberto Nepomuceno "Luz e Névoa" de André Vidal e Gisele Pires Mota

Com muita honra o Centro Cultural UFG apresenta hoje, às 20h30, o recital e lançamento do CD comemorativo dos 150 anos de nascimento de Alberto Nepomuceno "Luz e Névoa" de André Vidal e Gisele Pires Mota, no Centro Cultural UFG.


Alberto Nepomuceno é considerado o pai da canção de câmara no Brasil, fama essa que se deve a uma cruzada que ele lutou por anos a fio, e que defendeu até o fim da vida: a de que “não tem pátria um povo que não canta em sua língua”. Em 1895, Nepomuceno chocou o Rio de Janeiro apresentando um concerto inteiro de canções de câmara em português, pois os mais puristas acreditavam que o idioma nacional era grosseiro e inadequado para o bel-canto.
Os estilos de suas canções são variados, mostrando a multiplicidade de influências típica de um compositor que viveu no começo do sec. XX na França, Itália e Alemanha. Entretanto, estão presentes os ideais claros do nacionalismo que viria a desabrochar totalmente com compositores como Villa-Lobos e Francisco Mignone.
André Vidal (tenor) e Gisele Pires Mota (piano), ambos os músicos com experiência e formação musical internacional, apresentam o Recital comemorativo de 150 anos de nascimento do compositor Alberto Nepomuceno com pré-venda do CD “Luz e Névoa”, com as canções do recital e outras onze mais do mesmo compositor.





Recital de lançamento do CD "Luz e Névoa" comemorando os 150 anos de nascimento de Alberto Nepomuceno
Data: 03 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário