quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Teatro Centro Cultural apresenta Música de Câmara Brasileira Tocada e Comentada com o Duo Martins - Botelho, as 20h30.


O duo Martins-Botelho, formado pela pianista Martha Martins e o trombonista Marcos Botelho (ambos professores da UFG), tem o intuito de divulgar e pesquisar a música original para a formação, dando ênfase às obras brasileiras da passagem do século XX para o XXI.

MARTHA MARTINS, pianista, doutoranda em Musicologia pela Universidad de Salamanca, Espanha, mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, cursou Graduação em Instrumento-Piano e Licenciatura em Educação Artística pelo Instituto de Artes da UFG.
Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, recebeu em 2005 o “Diploma 
de Estudios Avanzados” e o título “Grado de Salamanca” concedidos pela Universidad 
de Salamanca. Em 2001 fez jus ao Prêmio Andrés Segovia-José Miguel Ruíz Morales
concedido pela Universidad de Santiago de Compostela, Espanha, ao melhor aluno estrangeiro do Curso Universitário Internacional “Música en Compostela”. Como pianista camerista, tocou em conceituadas salas tanto no Brasil como na Espanha. Atua também na música popular como tecladista, arranjadora e produtora musical.

MARCOS BOTELHO, possui graduação em Musica Trombone (2003) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor de Trombone e Música de Câmara na Universidade Federal de Goiás (UFG) Tem ampla experiência em música de câmara, formou ao lado da Pianista Tatiana Dumas por 12 anos o Duo Dumas-Botelho, dando ênfase ao repertório brasileiro e francês. Integrou o Grupo Cron de música contemporânea, tendo realizado com este duas turnês nacionais. Foi idealizador e Regente da Banda-Escola Euterpe Friburguense, foi Regente Assistente da Orquestra Cândido Mendes. Atuou como Professor Substituto de trombone e tuba na UFRJ aos 25 anos, foi professor do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Cândido Mendes. Foi músico da Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Regente e Diretor Artístico da Banda de Concerto do Grêmio Português de Nova Friburgo-RJ. Tem desenvolvido pesquisas sobre as Bandas de Musicas, já tendo sido contemplado e realizado dois projetos para o governo do Estado do Rio de Janeiro por meio do Edital de Registro da Tradição Oral de Cultura Popular. Foi convidado e realizou conferências, master-class e cursos de curta duração em várias universidades como: Universidade Nacional de Córdoba, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Cândido Mendes e Escola de Música de Brasília. 




quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O Teatro Centro Cultural UFG informa o cancelamento do Recital de Música Brasileira com Maria Teresa Madeira.





 O Teatro Centro Cultural da UFG informa a todos o cancelamento do Recital de Música Brasileira com Maria Teresa Madeira, que estava previsto para as 20:00 horas, no Teatro Centro Cultural UFG, Setor Universitário.
Pedimos desculpas pelo inconveniente acontecimento e agradecemos a compreensão de todos.
A direção do Teatro Centro Cultural UFG.

O Centro Cultural UFG apresenta Master Class com Araceli Chacon


Nascida em 13 de junho de 1962 na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, iniciou seus estudos em casa com seus irmãos Celso Luiz Chacon e Lourenço Chacon Jurado Filho e, posteriormente, aos 6 anos de idade, no Conservatório Musical Carlos Gomes da mesma cidade, com Munira Bauab Nechar. Aos 8 obteve a primeira colocação e o prêmio Melhor Leitura à Primeira-Vista no “Concurso Estímulo”, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura de São Paulo e, aos 9, fez sua primeira apresentação solista com orquestra. A partir de então, passou a receber a orientação pianístico-musical de Lydia Alimonda em São Paulo, marcando o início de uma carreira de realizações. Sagrou-se vencedora dos inúmeros concursos de que participou, recebendo ainda várias premiações especiais, tais como: Melhor Intérprete de Música Brasileira do Concurso Nacional de Piano da Bahia (1977); Melhor intérprete da obra “Jeux d’eau” de Maurice Ravel, no II Concurso Antonieta Rudge (1979); Prêmio Revelação outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (1979), Melhor Intérprete de Cláudio Santoro no “II Concurso Sul América” no Rio de Janeiro (1983). Em 40 anos de carreira, recebeu cerca de 30 bolsas de estudos, sendo que a última lhe foi integralmente concedida pela Juilliard School of Music de New York (1989) - fato então inédito naquela instituição -, para a realização de seus estudos de doutorado. Durante os 10 anos em que residiu nos Estados Unidos, concluiu nessa mesma instituição seus cursos de graduação e mestrado sob a orientação pianística dos professores Jacob Lateiner e Seymour Lipkin e exerceu intensa atividade performática musical. Dentre as inúmeras apresentações, destacam-se suas performances no Focus Music Festival e no Summer Garden Contemporary Music Festival do Museu de Arte Moderna de New York, onde executou todos os Prelúdios de Debussy e o ciclo Mikrokosmos de Bartók. Se apresentou como camerista com grandes nomes da New York Philarmonic, da Boston Symphony e da London Symphony Orchestra e fez gravações ao vivo para diversas estações radiofônicas e televisões do Brasil, Canadá, Estados Unidos, África do Sul e Alemanha. Tem sido solista com orquestras como: Sinfônica de Curitiba, de Belo Horizonte, Estadual de São Paulo, Orquestra da USP, Charleston Symphony, Cape Town Symphony, sob a regência ou orientação artístico-musical dos maestros Omri Hadari, Elliot Carter, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Ronaldo Bologna, Roberto Minczuk, Paul Zukofsky, John Cage, Oswaldo Colarusso, Mário Tavares e Benito Juarez. Suas tournées incluem países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e África de Sul. De 1992 a 2008 atuou como professora concursada na Universidade Federal de Uberlândia, exercendo atividades administrativas, didático-pedagógicas, artísticas e científicas. Vem lançando seus cds, com gravações ao vivo, de recitais realizados no Paul Recital Hall, situado no complexo Lincoln Center Plaza de New York.

domingo, 17 de agosto de 2014

O Centro Cultural UFG inaugura o piano steinway com concerto de Nahim Marun, dia 18 de agosto as 20 horas - Entrada Gratuita


NAHIM MARUN apresenta-se regularmente no Brasil, Estados Unidos, França e Itália. Recebeu primeiro prêmio em diversos concursos nacionais de piano, Melhor Solista do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte APCA e indicação Melhor Solista de Piano pelo IV Prêmio Carlos Gomes.

Entre suas gravações premiadas, destacam-se o CD Villa-Lobos em Paris (Philarmonia Brasileira), que recebeu o Diapason d’Or e o Prêmio Bravo! De Cultura - Melhor CD de Música Erudita de 2006 e o CD Violin Music in Brazil (Selo Dynamic, Itália), com o violinista Cláudio Cruz, que foi selecionado entre os melhores do ano pela Iberian and Latin Music Society de Londres, e recomendado pelas revistas Diapason francesa, Diverdi espanhola e American Record Guide.

“interpretações absolutamente esplendidas.”

Mark Lehmann, American Record Guide, EUA.

“Sua execução da Prole do Bebê é límpida e precisa, além de demonstrar
uma perfeita compreensão do estilo. Muitos outros pianistas famosos
também gravaram esta obra. Marun venceu brilhantemente o desafio da
comparação.”

Rodolfo Coelho de Souza, Revista Diapason, Brasil.

Gravou o CD Água de Fonte (Selo Clássicos, São Paulo) com a soprano Cláudia Riccitelli, com as Serestas e as Modinhas e Canções de Villa-Lobos; dois CDs com obras de Eduardo Seincman, um para piano solo e outro com o Ensemble São Paulo (ECA/USP); DVD História da Música Brasileira, com obras para piano solo e música de câmara de Henrique Oswald; DVD comemorativo Setenta anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com a Fantasia op. 80 para piano, orquestra e coral de Beethoven e DVD com a obra Pulsares para piano e orquestra de Flo Meneses, com o Percorso Ensemble (Selo PanAroma, São Paulo). Concluiu Mestrado no The Mannes College of Music da The New School for Social Research de New York, com bolsa CAPES; Doutorado na UNICAMP e Pós-Doutorado na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV) com bolsa FAPESP. Seus principais mentores de piano foram Isabel Mourão no Brasil e Grant Johannesen nos EUA. Estudou matérias teóricas e composição com Hans Koellreutter. Desde 1998 é professor efetivo de piano na graduação e pósgraduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Publica regularmente em congressos, revistas especializadas e escreveu os livros Técnica Avançada para Pianistas: Conceitos e Relações Técnico Musicais nos 51 Exercícios de Johannes Brahms, pela EDUNESP e Revisão Crítica das Canções para Voz e Piano de Heitor Villa-Lobos, publicadas pela Editora Max Eschig, pela Editora Cultura Acadêmica.

Centro Cultural UFG recebe o II ENCONTRO NACIONAL DE PIANO

II ENCONTRO NACIONAL DE PIANO
Goiânia, 18 a 22 de Agosto de 2014
Centro Cultural UFG

Prezados Senhores:

É com imensa satisfação que a Universidade Federal de Goiás – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Escola de Música e Artes Cênicas convidam para o II ENCONTRO NACIONAL DE PIANO, a ser realizado no Centro Cultural UFG, no período de 18 a 22 de agosto.

A programação é composta a partir de recitais, master class, Oficina de Música e palestras que resgatam a tradição pianística da cidade e da própria EMAC-UFG. Os dois destaques do Encontro são a inauguração do piano Steinway Modelo B com o recital do renomado pianista Nahim Marum, dia 18 de agosto e o 68º Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto, com o pianista goiano, radicado na Alemanha, Clóvis Figueiredo Alessandri, dia 20 de agosto.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Prof. Orlando Afonso Valle do Amaral
Reitor

Prof.Manoel Rodrigues Chaves
Vice-Reitor

Profa.Giselle Ferreira Ottoni Cândido
Pró-Reitora de Extensão e Cultura

Profa.Flavia Maria Cruvinel
Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura
Coordenadora Geral de Cultura

Profa.Ana Guiomar Rego Souza
Diretora da Escola de Música e Artes Cênicas

Profa. Consuelo Quireze Rosa
Coordenadora Geral do II Encontro Nacional de Piano
 (4 fotos)

O Teatro Centro Cultural UFG apresentou a peça "O Inspetor Geral" nos dias 14, 15 e 16 de agosto, às 20h


terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Centro Cultural UFG e a Fósforo Cultural apresentam o show de Merkén (Chile) na série “La Bomba Latina” no dia 12 de agosto de 2014.




Raízes de latino américa é o novo espetáculo do grupo Merkén, que retorna do Chile ao Brasil cheio de novidades, ritmo, alegria e Tusti Mu! Tusti Mu é o nome do segundo disco do grupo "um presente às crianças de nossa vida."
Merkén nos convida a um mergulho em seu espaço profundo, fantástico e familiar, de viva expressividade, nos levando a um passeio através de canções de seus dois álbuns.
Uma viagem emotiva e honesta de nossa raiz à imaginação, onde as músicas do continente latino americano se mostram como um bordado. Piano sobre tambores caribenhos, charangos confundindo-se com vozes em coro, uma linha de poesia jovem sob os acordes de um violão, um universo distante, feito de toyos, sikus y pifilcas ecoando em nossos tempos. Do saxofone ao cuatro venezuelano, do canto ao grito, do estrondo a terna serenata e daí... a Festa!
 
Série "La Bomba Latina" - Merken (Chile)
Data: 12 de agosto (terça - feira)
Horário: 20 horas
Centro Cultural UFG (Praça Universitária)
Entrada Franca