sexta-feira, 24 de abril de 2015

GOIÂNIA MÚSICA HOJE: Concerto de Estréia no Teatro Centro Cultural UFG no dia 30/04 às 20h


Goiânia Música Hoje traça, numa série de apresentações que vão de abril a junho de 2015, um panorama da música nova na cidade.

Fruto da colaboração de compositores das mais diversas vivências musicais com intérpretes dos mais variados instrumentos, o projeto oferece ao público goianiense um apanhado do que  há de música nova sendo feita e tocada pelos artistas locais.

Mas o que é música nova? Entendemos por ela toda prática musical, às margens da indústria cultural, fruto do que é presente e do que vive o homem na contemporaneidade. Fugindo de rótulos como ‘música contemporânea’, ‘música pós-moderna’, nos apresentamos enquanto artistas da música nova. Nomes genéricos como ‘música clássica atual’ ou ‘nova música de concerto’, apesar de indicar a tradição musical da qual geralmente viemos, não explicam bem essa música que pode não se parecer com nada que possa ser chamado ‘de concerto’.

Pensando nesses termos, o que oferecemos ao público é uma música sem nome, mas uma música que é. Vozes, sons eletrônicos, objetos do dia a dia convertidos em instrumentos musicais, sons corporais, instrumentos tradicionais, tudo isso se transforma em plataforma onde acontece uma música que pode conter reminiscências do pop americano, lembrar um rito bizantino, evocar estados de meditação, remeter-se à já velha música de vanguarda, guardar relações com culturas do Oriente, ribombar feito máquinas ou ainda por o silêncio em evidência.

A série de apresentações Goiânia Música Hoje conta com o apoio da Prefeitura de Goiânia, através da Lei de Incentivo à Cultura, e consiste em seis concertos divididos em três programas diferentes. Cada programa se apresenta duas vezes, sendo a primeira vez uma versão destinada ao público geral, em uma sala de concerto ou teatro da cidade; e a segunda, com viés didático, realizada no espaço de uma escola de ensino de música.

O primeiro repertório da série Goiânia Música Hoje conta com seu concerto de estreia no Teatro Centro Cultural UFG. O programa leva ao público a obra de seis compositores residentes em Goiânia e de diferentes vertentes estilísticas, como Luiz Gonçalvez, remetendo-se à música tradicional japonesa em sua série de “Cinco Prelúdios para Meditação”, para piano solo, ou Ubiratan Costa, que, em seu par de canções “Dois Poemas de Kaváfis”, busca sonoridades que traduzam o ambiente multicultural do poeta alexandrino fundindo elementos das culturas árabe e grega. 

Nas músicas selecionadas, o enfoque é dado no violão e no piano enquanto participantes de pequenas formações instrumentais, desde o violão solo em “Três peças harmonídricas”, de Rodrigo Carvalho, ao duo de clarinete e piano “Metamorphosis”, de Miquéias Feitosa.

Em clima de diversidade, estão reunidos neste concerto intérpretes engajados no cenário da música nova em Goiânia, como os violonistas Fernando Machado e Bianca Laboissiere, e também intérpretes mais atuantes no nicho da música tradicional, como o clarinetista David Aglesson e a cantora Rose Dália Carlos, assim como intérpretes que percorrem múltiplas trajetórias, como o pianista e poeta Robervaldo Linhares e a cantora, atriz e dançarina Gardênia Azevedo.

Convidamos enfim, não ao ‘público’, nome tão vago. Convidamos sim, a todos aqueles que conhecem, que não conhecem, que querem, que não querem, que fazem, que não fazem, que amam e que não amam a música nova. Que venham ouvir, ver e viver a novidade!

GOIÂNIA MÚSICA HOJE
Concerto de Estréia no Teatro Centro Cultural UFG 
No dia 30/04 às 20h
Página do evento no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário