segunda-feira, 29 de junho de 2015

FRESTAS – Programa de Artes Integradas recebe dupla de artistas uruguaios no fim de semana





FRESTAS – Programa de Artes Integradas recebe dupla de artistas uruguaios no fim de semana


O Frestas traz a Goiânia, para três diferentes ações promovidas no fim de semana, os artistas uruguaios Fernando Velázquez e Francisco Lapetina.

A partir da reunião dos projetos de cultura e extensão da Universidade Federal de Goiás foi criado o FRESTAS – Programa de Artes Integradas, que teve sua abertura oficial no último dia 30 de junho, com o concerto de música contemporânea "Aside". Parceria entre os projetos Conexão Samambaia, Fronteira Festival e Música no Câmpus traz Fernando Velázquez e Francisco Lapetina para uma série de atividades em Goiânia neste fim de semana.

Nos dias 03 e 04 de julho, sexta e sábado, o projeto realiza, em dois locais diferentes, o workshop. ‘Derivas Audiovisuais', conduzido por Velázquez e Lapetina. A proposta do workshop é se apropriar da história da caminhada como forma de arte para realizar uma deriva coletiva. Para isso será feito o mapeamento audiovisual de todo o percurso. A partir do material coletado o grupo fará uma edição com vistas à composição de uma instalação interativa mapeada.

Na sexta-feira, 3, a partir das 16h30, no Centro Cultural UFG, o Frestas promove ainda a palestra ‘Dinâmicas do Tempo Real’, em que a dupla de artistas apresentará o percurso artístico individual e coletivo de ambos, transitando pelo âmbito da pesquisa, criação, produção, gerência e educação em arte multimídia.

No dia 04 de julho, a Velázquez e Lapetina retornam ao Centro Cultural UFG para apresentação da performance audiovisual "Library Reloaded”, realizada em tempo real baseada no remix da biblioteca particular dos autores. Numa narrativa vertiginosa, o excesso de informações estimula e desafia nosso aparelho cognitivo a buscar e criar conexões que possam dar sentido à experiência.

Unindo forças

A convergência dos projetos Conexão Samambaia, Fronteira Festival de Música no Câmpus no programa FRESTAS aconteceu a partir da valorização das particularidades com que cada um amplia e inova as relações entre arte, cultura e educação. A fresta é algo inesperado, mas sempre procurado. Ela é a possibilidade de abertura na qual vislumbramos outras experiências de fruição, criação, difusão e formação. Frestas são convites para sair do lugar. Não o que está explícito, mas antes desvios da ordem do visível.

Aprovado no Edital PROEXT - PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu com patrocínio do Ministério da Educação, Frestas oferece no decorrer de 2015 e 2016 um escopo diverso de possibilidades de atuação nas áreas de cinema, dança, música, performance, teatro, artes cênicas, visuais e demais áreas que possam se integrar.

PROJETOS

Conexão Samambaia

O Conexão Samambaia é um programa de residências transestéticas - formato atualizado entre as ações culturais que privilegiam a duração e o componente relacional na produção de linguagens contemporâneas. Em exercício desde 2010, apresenta uma proposta de gestão coletiva desmembrada em núcleos produtivos capazes de se organizarem com autonomia, de maneira a contemplar o envolvimento de artistas multidisciplinares, e estimular o surgimento de novas parcerias criativas.Para compor as ações do Programa FRESTAS em 2015, o Conexão Samambaia propõe o desenvolvimento do projeto expositivo ‘Sublimação’, a instalação do Núcleo de Pesquisa Trampa - sobre os atravessamentos poéticos entre corpo, imagem e som - e a finalização de um filme experimental a partir da imersão na Cidade Perdida dos Pireneus.

Fronteira – Festival do Filme Documentário e Experimental

Ao Fronteira – Festival do Filme Documentário e Experimental interessam novos modos de percepção e apreensão do mundo, do homem. Formas que tomem o cinema como prática política e artística. A difusão e a reflexão do cinema documental, experimental e de todo aquele que desafia os limites do gênero são objetivos do projeto que nasceu em 2014, exibindo programação imersiva de 120 filmes, com sessões comentadas, debates, residência, palestra e workshop.

O Fronteira busca, a partir de terrenos de impermanência, provocar deslocamentos e oportunidades de livre experiência. Em 2015, como parte do FRESTAS e com patrocínio da Lei Goyazes - Governo de Goiás, sua 2a edição bate recorde com relação ao número de filmes exibidos em festivais em Goiás mais uma vez: 108 produções. De 20 e 29 de agosto de 2015 o Cine Goiânia Ouro e o Sesc Centro recebem ações de exibição, reflexão e formação em cinema e audiovisual. Em Crixás, noroeste do Estado, de 30 de setembro à 03 de outubro, um programa itinerante também leva cinema ao ar livre para assentamentos agrários. Por uma arte e um cinema livres nas suas mais diferentes declinações é que o Fronteira se junta ao FRESTAS em 2015 e 2016. Diversos convidados internacionais estarão na cidade para troca de experiências a partir do festival. A programação de 2015 pode ser conferida no site www.fronteirafestival.com. A entrada é franca.

Música no Câmpus

O projeto Música no Câmpus foi iniciado em 2009 com objetivo de levar à comunidade acadêmica, bem como à comunidade em geral, shows e concertos que espelhem a riqueza e a diversidade cultural brasileira a preços acessíveis. O projeto já trouxe a Goiânia nomes como: Hamilton de Holanda Quinteto, Mônica Salmaso e Pau Brail, Lenine, Antônio Nóbrega, Zeca Baleiro, Teresa Cristina, Leila Pinheiro e Banda Pequi, Gilberto Gil, Tom Zé, Céu,  Criolo, Chico César, Moraes Moreira, Rosa Passos, Gal Costa, Alceu Valença, Baby do Brasil, Jorge Mautner, Otto, Milton Nascimento e Lô Borges.

Em 2015, o Música no Câmpus passa a integrar o FRESTAS com o objetivo de promover a formação de plateia por meio de aulas performáticas ministradas por discentes de diversos cursos de graduação da UFG aos alunos da Rede Pública de Ensino, a partir dos conteúdos gerados pela programação do projeto. Sob orientação de docentes ligados aos cursos convidados, o programa fomentará a participação dos discentes de graduação da UFG na elaboração e execução das aulas performáticas contribuindo para a construção de projetos inovadores e interdisciplinares, propiciando seu contato com a escola pública. No sentido de propiciar o acesso dos alunos da rede pública de ensino aos bens culturais, após prepará-los por meio das aulas performáticas, serão disponibilizados ônibus pelo programa para levá-los aos shows do projeto Música no Campus.

Programação do fim de semana no FRESTAS

--> Workshop: Derivas Audiovisuais, com Fernando Velázquez e Francisco Lapetina
*** 03 de julho – 9h as 13h – Media Lab
*** 04 de julho – 9h as 13h – Centro Cultural UFG

--> Palestra: Dinâmicas do tempo real
*** 03 de julho – Centro Cultural UFG - 16:30h
Apresentação: Fernando Velázquez e Francisco Lapetina
Provocação: Juliano Moraes

--> Performance Audiovisual "Library Reloaded”
*** 04 de julho – 20h – Centro Cultural da UFG
De Fernando Velázquez e Francisco Lapetina (2009-2015)
Duração 50’

Nenhum comentário:

Postar um comentário